Processo de trabalho encaixe de manga

Processo de trabalho encaixe de manga
Foto: Dior

14/02/2011

Da pesquisa de moda, passando pelo projeto até chegar a vitrine.

Andressa Zanandrea ( Site IG)  Visitou a Guararapes Confecções, em Fortaleza (CE) e Extremoz (RN), e  nos conta como as roupas são feitas.

Andressa Zanandrea (foto e matéria)
A camisa que você está usando agora pode ter passado por 35 pessoas em uma fábrica, do momento em que era um rolo de tecido até se tornar uma peça pronta. Sua calça jeans deve ter sido costurada em 18 minutos.
Esses números fazem parte do dia a dia da Guararapes Confecções, o maior parque fabril da América Latina, uma produção mensal de 4,9 milhões de peças em Fortaleza (CE), onde trabalham mais de 7,8 mil pessoas fazendo jeans e alfaiataria, e em Extremoz (RN), onde há mais de 16,4 mil funcionários para malharia, polos e camisaria. Todas as roupas são comercializadas pelas lojas Riachuelo.
As peças são criadas por uma equipe de 33 estilistas, dos quais 14 em Extremoz, oito em Fortaleza e 11 em São Paulo. Há também seis designers gráficos, que fazem as estampas. Seis meses antes de a coleção chegar à loja, estilistas e gerentes de produção fazem viagens de inspiração, para cidades como Londres, Barcelona, Nova York e Paris. “Isso é muito importante, pois a gente vive o clima, o contexto. Ouve as músicas, vê o comportamento, a decoração”, explica a coordenadora de moda da fábrica de Fortaleza, Lucineia dos Santos de Andrade. Depois da viagem, os estilistas têm duas semanas para montar as coleções, que são mensais e trazem itens exclusivos para as lojas das regiões Norte e Nordeste e outros para as Sul e Sudeste.
As fichas de cada peça trazem desenhos – feitos em CorelDRAW –, medidas, todas as especificações. A partir daí, é comprado todo o material necessário e a modelagem começa a ser feita. A ideia leva um mês para sair do papel e se tornar peça-piloto – que é provada e passa por avaliações, para ver se é viável produzir em escala – e dois meses para começar a ser produzida na fábrica. Em média, são criadas 500 peças por coleção, por marca. São produzidas 5 mil unidades de cada peça, em tamanhos que variam do 36 ao 50, para mulheres, e 38 ao 52, para o masculino. A equipe de estilo também ajuda a compor os catálogos das coleções e dá as orientações para as vitrines das lojas terem a mesma linguagem em todo o País.
Veja aqui a matéria completa e 30 fotos  


 Parabéns   Andressa Zanandrea  pela matéria e as fotos. É muito bom ter essas referências tão atuais, que ilustra a realidade do processo de desenvolvimento e produção de um produto de moda. Partindo da pesquisa, passando pelo desenho técnico depois modelagem e  prototipia e na seqüencia cada etapa do processo. Eu não conhecia o interior da Guararapes, apenas os tecido por ter já desenvolvido muitos peças utilizando seus tecidos. 
Vale a pena ver toda a matéria da Andressa , pois fiz questão de postar aqui por que vai de encontro com o nosso trabalho aqui no ateliê, fazemos uma pequena parte aqui, mas o inicio de um grande processo de fabricação para muitas empresas.
Um grande abraço Maria do Carmo Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário